Header Ads

LightBlog

Parnamirim será a 1ª cidade do RN a ter transporte público gratuito

 


Os estudos do Programa Tarifa Zero estão sendo concluídos e isso permitirá licitar em breve um modelo de transporte gratuito entre os bairros do município, por meio do sistema interbairros, financiado pelo orçamento do município.


A cidade de Parnamirim caminha para se tornar a 1ª do RN a integrar o seleto grupo de municípios brasileiros que oferece transporte público gratuito à sua população. Até novembro de 2023, 88 cidades ofereciam a gratuidade integral para todos os seus moradores.

A notícia foi anunciada nesta quinta-feira (7), pela Prefeitura de Parnamirim. De acordo com a publicação, os estudos do Programa Tarifa Zero estão sendo concluídos e isso permitirá licitar em breve um modelo de transporte gratuito entre os bairros do município, por meio do sistema interbairros, financiado pelo orçamento do município.

“Em breve, Parnamirim vai ser pioneira no Rio Grande do Norte nesta modalidade, que já existe em municípios como Caucaia (CE) e São Caetano do Sul (SP), com um programa que vem sendo objeto de estudo em vários países, e agora irá se tornar uma realidade em Parnamirim”, informava o comunicado da Prefeitura.

No início de 2023 foi criado o Grupo de Trabalho para Licitação do Transporte Público Municipal, sob o comando do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marcondes Pinheiro. Ele visitou cidades que já contam com esse tipo de sistema — como Caucaia (CE) e São Caetano (SPP).

De acordo com Marcondes Pinheiro, “essa modalidade de disponibilização do serviço de transporte público tem apresentado fortes impactos positivos sociais, econômicos e ambientais na dia a dia dos habitantes, tendo apresentado excelentes resultados”. “É um projeto de autoria da Prefeitura e executado pela Prefeitura, em prol dos parnamirinenses”, afirmou.

Em Caucaia, no Estado do Ceará, a tarifa zero é uma realidade desde 2021. O programa ‘Bora de Graça’ foi lançado em setembro daquele ano, em meio ao auge da pandemia de Covid-19 e a consequente queda no uso dos transportes públicos.

Durante o primeiro ano de aplicação da tarifa zero, a quantidade de passageiros saltou de 35.284, em agosto de 2021, para mais de 2 milhões, em setembro do ano seguinte. Hoje, a frota do transporte público da cidade oferece 70 veículos.

De acordo com a prefeitura, em 2021, eram 48 ônibus rodando pelo município. O subsídio da prefeitura utiliza como base os quilômetros rodados pelos ônibus. Em média, são direcionados mensalmente cerca de R$ 3 milhões para o transporte público.


Matéria: Novo Notícias

Nenhum comentário