Header Ads

LightBlog

Viação Torres, em Belo Horizonte, vai testar ônibus elétrico


O ônibus é de modelo padron com piso alto e possui autonomia de 250 quilômetros. Foto: Rodrigo Corrêa Graça / Ônibus Brasil.


Veículo da BYD possui chassi D9A com carroceria Caio Millenium IV

JESSICA MARQUES

A Viação Torres, que opera em Belo Horizonte, em Minas Gerais, vai testar um ônibus elétrico por meio da BHTrans. O veículo é da chinesa BYD, mas produzido no Brasil, com chassi D9A e carroceria Caio Millenium IV.

A operação experimental terá início na última semana de março, com duração de aproximadamente 30 dias, conforme informado pelo diretor institucional da BYD, Marcello Schneider, ao Diário do Transporte.

O ônibus é de modelo padron com piso alto e possui autonomia de 250 quilômetros. As linhas em que o veículo vai operar ainda serão definidas pela BHTrans.

Esta, porém, não é a primeira vez que a Viação Torres, operadora do Consórcio BHLeste, testa um ônibus da BYD. Em 2016, a empresa operou em caráter experimental com o BYD K9, fabricado na China.

“A diferença desse teste para o realizado em 2016 é que esse ônibus é 100% nacional, produzido em Campinas [no interior de São Paulo] e encarroçado na Caio, com a segunda geração de baterias. É um ônibus mais moderno e o teste será baseado em um modelo já fabricado no Brasil”, disse Schneider.

Confira os detalhes do chassi D9A, segundo a BYD:

Chassi desenvolvido para aplicação urbana e rodoviário para carrocerias com até 13,2 metros de comprimento modelo piso alto. Desenvolvido com suspensão pneumática dianteira e traseira, o que proporciona maior conforto para os passageiros.

Motor BYD-2912TZ-XY-A está integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. Chassi tubular que não necessita alongamento para carrocerias até 13 metros.

Estrutura constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo. Suspensão pneumática integral – conforto aos passageiro e motorista. Coluna de direção regulável – permite a regulagem de acordo com as características de cada motorista melhorando assim questões de ergonomia.

PARCERIA COM MASCARELLO


Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a Mascarello e a BYD desenvolveram um protótipo que será colocado em testes nas ruas de Cascavel, no Paraná, durante 5 dias. O veículo ainda está em fase de homologação para obtenção do CAT (Certificados de Autorização de Tráfego).

“Nós fizemos esse chassi e encaminhamos por um pedido da própria Mascarello, que gostaria de oferecer essa opção para seus clientes também. Foi enviado para que a encarroçadora tenha outra opção além da Caio e Marcopolo que nós já temos”, explicou o diretor institucional da BYD.


“Não temos nenhuma conversa com outra encarroçadora para fazer testes de qualquer tipo de ônibus. O que temos são ônibus em produção e em linha junto com Caio e Marcopolo e agora esse ônibus com a Mascarello, que está em fase de homologação para obtenção do CAT”, explicou também.

Fonte: Diário do Transporte
Texto: Jessica Marques

Nenhum comentário